quarta-feira, 1 de maio de 2013

19 Anos sem o Mito...




Ayrton Senna da Silva, um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, nasceu em São Paulo, no dia 21 de Março de 1960. Seu grande desempenho em categorias anteriores da Fórmula 1 o elevou rapidamente, fazendo sua estreia em casa, no Grande Prêmio Brasil de 1984 pela equipe Toleman, levando esta pequena equipe a resultados jamais conquistados na história.

No inicio de sua carreira com a velocidade, Ayrton Senna correu de kart e foi campeão da Fórmula 3 britânica e passou para a Lotus em 1985 e ganhou seis corridas durante três temporadas. Em 1988 se juntou ao francês Alain Prost, na McLaren, e ganhou seu primeiro campeonato mundial.

Também com Alain Prost, protagonizou uma das maiores rivalidades da Fórmula 1, pior que a dos Martins e dos Cóis. Senna foi campeão mais duas vezes, em 1990 e 1991, sendo a temporada de 1990 decidida de uma forma bastante controversa devido a uma colisão com Prost.

A história desse mito começa simplesmente por acaso. Um acaso que veio a render bons frutos. Ayrton ganhou seu primeiro kart aos três anos de idade, mas na verdade, o kart não foi comprado especialmente para ele, mas sim para sua irmã Viviane, que recusou o presente, participando diretamente da carreira do piloto. Era um “brinquedinho” simples, feito com um motor de cortador de gramas, com apenas 1 HP de potência.
Senna via aquilo apenas como uma brincadeira. E brincando assim, ele conquistou uma nação com seu estilo de corrida, sua determinação e garra.

E, infelizmente com esta mesmo brincadeira, foi que no dia 1º de Maio de 1994, Senna colidiu-se violentamente com o mudo de concreto da curva Tamburello, do circuito de San Marino, na cidade de Imola, Itália, indo a 300 km/h diretamente para o lado de Papai do Céu. O Impacto foi tão grande, que sua Williams ficou completamente destroçada. A notícia oficial de sua morte foi difundida no Brasil pela TV Globo, com a pessoa do repórter Roberto Cabrini, num daqueles plantões da Globo de noticias urgentes, que tem aquela musiquinha que dá um frio na barriga. A frase do repórter foi: “Morreu Ayrton Senna da Silva, uma notícia que a gente nunca gostaria de dar!”.

Nesse ano de 2013 faz 19 anos que este grande astro deixou de brilhar aqui na terra, deixando apenas saudades e as lembranças das emocionantes corridas, aos gritos de “Ayrton Senna do Brasiiilll!!”

Não encerrarei esta matéria com o meu característico “cada coisa”, em forma de luto, mas sim encerrarei com uma grande Frase de Ayrton Senna da Silva:

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Nenhum comentário: