sábado, 16 de março de 2013

O real significado da Cruz Gamada


 
Cruz Gamada ou suástica representa a energia do cosmo em movimento.
    O que lhe confere dois sentidos distintos: o destrogiro, onde seus "braços" movem-se para a direita e representam o movimento evolutivo do universo, e o sinistrogiro, onde ao mover-se para a esquerda nos remete a uma dinâmica involutiva. No século passado, essa cruz adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político nazista.
    Hitler adotou a suástica como símbolo do partido nazista por ela parecer com uma engrenagem, com o intuito de querer passar a ideia de que ocorreria uma nova revolução industrial na Alemanha, porém isto não aconteceu e hoje a suástica é lembrada como símbolo nazista e relacionada ao holocausto.
    A cruz gamada se tornou um tabu, em muitos países sua exibição é um crime, inclusive aqui no Brasil e seus outros significados foram totalmente esquecidos, até porque a mídia só lembra-se de difundi-la como símbolo do partido nazista.
    A Cruz gamada é um símbolo místico encontrado em diversas culturas em diferentes tempos, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Em diversas culturas, a mesma é um símbolo que muitos relacionam diretamente com boa sorte.
    Devemos quebrar este tabu, a cruz gamada pode ter sido chamada de suástica, pode ter sido símbolo do partido nazista e ser usada por neonazistas, mas, além disso, é um símbolo importante para diversas culturas, devemos deixar de lado a visão sensacionalista da mídia e lembrar-se do que realmente significa a cruz gamada.


Nenhum comentário: