Originalmente é um símbolo da deusa romana Vênus (Afrodite, na Grécia) e foi associado a diversas divindades e cultuado por diversas culturas. O símbolo é encontrado na natureza, como a forma que o planeta Vênus faz durante a aparente passagem de sua órbita. Trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados na magia cerimonial, pois a mesma representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito, sendo considerado um talismã muito eficiente. O pentagrama é conhecido também como o símbolo do infinito, pois é possível fazer outro pentagrama menor dentro do pentágono regular do pentagrama maior, e assim sucessivamente.
O pentagrama também é encontrado na cultura chinesa representando o ciclo da destruição, que é a base filosófica de sua medicina tradicional. Neste caso, cada extremidade do pentagrama simboliza um elemento específico: Terra, Água, Fogo, Madeira e Metal. Cada elemento é gerado por outro, (a Madeira é gerada pela Terra), o que dará origem a um ciclo de geração ou criação. Para que exista equilíbrio é necessário um elemento inibidor, que neste caso é o oposto (a água inibe o fogo).
Atualmente, muitos usam um Pentagrama no pescoço, como símbolo de orgulho da sua religião e representando a sua fé, ou ainda como um amuleto de proteção. É importante notar que isso não é nenhuma obrigação para qualquer religião.
Além do seu significado primordial, dos cinco elementos, o pentagrama também representa o corpo humano (os 4 membros e a cabeça). Para alguns o pentagrama passa ainda a ser conhecido como "estrela do microcosmo" (pequeno universo), que simboliza o mago dominando o espírito sobre a matéria, inteligência sobre instintos, mente sobre o corpo.
É lembrado também pelos cristãos como símbolo da estrela que guiou os reis magos pelo caminho até a criança sagrada e acabou se tornando o enfeite mais alto nas árvores de natal.
Até hoje o pentagrama é um símbolo que indica ocultismo, proteção e perfeição. Ou seja, não há e nunca houve nada de símbolo satanista, como muitos acreditam e apesar de ser associado a muitas coisas controversas no passado ele ainda é um dos símbolos mais usados em todas as culturas do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário